A AULA ACABA, MAS
O APRENDIZADO
CONTINUA

SOMAR, SUBTRAIR E
MULTIPLICAR PARA DIVIDIR
COM O PRÓXIMO

A GENTE ENSINA
SOBRE A NATUREZA
OLHANDO PARA ELA

A AULA ACABA, MAS
O APRENDIZADO
CONTINUA

SOMAR, SUBTRAIR E
MULTIPLICAR PARA DIVIDIR
COM O PRÓXIMO

EDUCAÇÃO ADVENTISTA


 

A educação adventista está presente em 165 países, representada por 112 faculdades, 7804 escolas (da educação infantil ao ensino médio), com mais de 90 mil professores comprometidos com a formação de 1,8 milhão de alunos.

Em 1896, há 120 anos, começou a funcionar em Curitiba, no Paraná, a primeira escola adventista no Brasil – Colégio Internacional – sob a direção de Guilherme Stein Jr.

A partir daí, o trabalho educacional cresceu, e muitas outras escolas foram implantadas no país, formando a Rede de Educação Adventista.

No Brasil existem atualmente, 470 unidades escolares, cerca de 12 mil professores e 206 mil alunos. Além dessas unidades, o Sistema Adventista de Educação mantém 15 colégios em regime de internato, sendo que, sete deles oferecem desde a Educação Básica à Pós-graduação.

No Estado de São Paulo, o Sistema Educacional Adventista está assim configurado: 81 unidades escolares, onde 3.700 professores atuam no preparo e desenvolvimento de 79 mil alunos nos diversos níveis e modalidades de ensino.

PREMISSAS DA EDUCAÇÃO ADVENTISTA


Missão

Promover, através da educação cristã, o desenvolvimento integral do educando, formando cidadãos autônomos, comprometidos com o bem-estar da comunidade, da pátria e com Deus.

Visão

Ser um sistema educacional reconhecido por sua excelência, fundamentado em princípios bíblico-cristãos.

Finalidade / Propósito

Restaurar o homem a seu estado original de perfeição, preparando crianças e jovens para uma existência significativa na Terra e para a vida eterna.

Objetivos

A Educação Adventista compreende o processo educativo para além de um certo curso de estudos. “Significa mais do que a preparação para a vida presente. Visa o ser todo, e todo o período da existência possível do homem. É o desenvolvimento harmônico das faculdades físicas, mentais e espirituais. Prepara o estudante para o gozo do serviço neste mundo e para aquela alegria mais elevada por um mais dilatado serviço no mundo vindouro” (White, 1966a:13).

Partindo do pressuposto de que o ser humano necessita ser restaurado a seu estado original de perfeição, a Educação Adventista se propõe a alcançar os seguintes objetivos:

  • Promover o reconhecimento de Deus como fonte de toda sabedoria;
  • Reconhecer e aplicar a Bíblia como referencial de conduta;
  • Estimular o estudo, a proteção e a conservação da natureza criada por Deus;
  • Incentivar a utilização das faculdades mentais na aquisição e construção do conhecimento em favor do bem comum, tendo como ferramenta as diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos;
  • Promover aquisição de hábitos saudáveis através do conhecimento do corpo e das leis que o regem;
  • Oportunizar o desenvolvimento do senso crítico, da criatividade, da pesquisa e do pensamento reflexivo;
  • Incentivar o desenvolvimento dos deveres práticos da vida diária, a sábia escolha profissional e a formação familiar, o serviço a Deus e à comunidade;
  • Promover a autonomia e a autenticidade ancoradas nos valores bíblico-cristãos;
  • Favorecer o desenvolvimento da autoestima positiva, do sentimento de aceitação e de segurança;
  • Resgatar a prática da regra áurea nos relacionamentos interpessoais, que é amar o próximo como a si mesmo.

 

 

Educação Adventista 2023 | Todos os direitos reservados®

A rede de Educação Adventista está registrada sob a razão social INSTITUICAO PAULISTA ADVENTISTA DE EDUC E ASS SOCIAL