ENSINO MÉDIO

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Objetivos do Ensino Médio Por Área

* Em alguns colégios, o curso de ensino médio não está disponível. Consulte os cursos oferecidos no item colégio.

LÍNGUA PORTUGUESA

A comunicação deve ser entendida como um processo de construção de significados em que o sujeito interage socialmente.

O espaço da Língua Portuguesa no ensino é garantir ao aluno o uso ético e estético da linguagem verbal; fazer compreender que pela e na linguagem é possível transformar/reiterar o social, o cultural, o pessoal; aceitar a complexidade humana, o respeito pelas falas, como parte das vozes possíveis e necessárias para o desenvolvimento humano.

Objetivos:

  • Ler e interpretar as mais variadas tipologias textuais, estabelecendo relação entre textos e contextos;
  • Produzir textos de gêneros diversos, estruturando-os de maneira a assegurar coerência e coesão textuais, aplicando normas e propriedades gramaticais;
  • Operar no sistema lingüístico através do uso/reflexão/uso, desenvolvendo a habilidade de construção do seu conhecimento gramatical;
  • Explicar o contexto social e literário interpretando textos representativos dos movimentos, sustentando-os no contexto histórico-social e percebendo neles particularidades do autor, a fim de compreendê-los melhor.

LÍNGUA ESTRANGEIRA - INGLÊS

O estudo das Línguas Estrangeiras possibilita ao aluno o acesso a uma ferramenta imprescindível no mundo moderno, com vistas à formação profissional, acadêmica ou pessoal.

Objetivos:

  • Ler e compreender diferentes tipologias textuais;
  • Utilizar os mecanismos de coerência e coesão na produção oral e escrita; 
  • Conhecer e usar as línguas estrangeiras como instrumento de acesso à informação.

LÍNGUA PORTUGUESA

A comunicação deve ser entendida como um processo de construção de significados em que o sujeito interage socialmente.

O espaço da Língua Portuguesa no ensino é garantir ao aluno o uso ético e estético da linguagem verbal; fazer compreender que pela e na linguagem é possível transformar/reiterar o social, o cultural, o pessoal; aceitar a complexidade humana, o respeito pelas falas, como parte das vozes possíveis e necessárias para o desenvolvimento humano.

Objetivos:

  • Ler e interpretar as mais variadas tipologias textuais, estabelecendo relação entre textos e contextos;
  • Produzir textos de gêneros diversos, estruturando-os de maneira a assegurar coerência e coesão textuais, aplicando normas e propriedades gramaticais;
  • Operar no sistema lingüístico através do uso/reflexão/uso, desenvolvendo a habilidade de construção do seu conhecimento gramatical;
  • Explicar o contexto social e literário interpretando textos representativos dos movimentos, sustentando-os no contexto histórico-social e percebendo neles particularidades do autor, a fim de compreendê-los melhor.

LÍNGUA ESTRANGEIRA - INGLÊS

O estudo das Línguas Estrangeiras possibilita ao aluno o acesso a uma ferramenta imprescindível no mundo moderno, com vistas à formação profissional, acadêmica ou pessoal.

Objetivos:

  • Ler e compreender diferentes tipologias textuais;
  • Utilizar os mecanismos de coerência e coesão na produção oral e escrita;
  • Conhecer e usar as línguas estrangeiras como instrumento de acesso à informação.

FÍSICA

O ensino da Física contribui para a formação de uma cultura científica efetiva, que permite ao aluno a interpretação dos fatos, fenômenos e processos naturais.

Objetivos:

  • Compreender enunciados que envolvam códigos e símbolos físicos. Compreender manuais de instalação e utilização de aparelhos;
  • Utilizar e compreender tabelas, gráficos e relações matemáticas gráficas para a expressão do saber físico. Ser capaz de discriminar e traduzir as linguagens matemática e discursiva entre si;
  • Expressar-se corretamente utilizando a linguagem física adequada e elementos de sua representação simbólica. Apresentar de forma clara e objetiva o conhecimento compreendido, através de tal linguagem;
  • Conhecer fontes de informações e formas de obter informações relevantes, sabendo interpretar notícias científicas;
  • Elaborar sínteses ou esquemas estruturados dos temas físicos trabalhados;
  • Desenvolver a capacidade de investigação física. Classificar organizar, sistematizar. Identificar regularidades. Observar, estimar ordens de grandeza, compreender o conceito de medir, fazer hipóteses, testar;
  • Conhecer e utilizar conceitos físicos. Relacionar grandezas, quantificar, identificar parâmetros relevantes. Compreender e utilizar leis e teorias físicas;
  • Compreender a física presente no mundo vivencial e nos equipamentos e procedimentos tecnológicos. Descobrir o “como” funciona de aparelhos;
  • Construir e investigar situações problema, identificar a situação física, utilizar modelos físicos, generalizar de uma a outra situação, prever, avaliar, analisar previsões;
  • Articular o conhecimento físico com o conhecimento de outras áreas do saber científico;
  • Reconhecer a física enquanto construção humana, aspectos de sua história e relações com o contexto cultural, social, político e econômico.

QUÍMICA

A Química possibilita o desenvolvimento científico-tecnológico com importantes contribuições específicas, cujas decorrências têm alcance econômico, social e político.

O aprendizado de Química pelos alunos implica que eles compreendam as transformações químicas que ocorrem no mundo físico de forma abrangente e integrada e assim possam julgar com fundamentos as informações advindas da tradição cultural, da mídia e da própria escola e tomar decisões autonomamente.

Objetivos:

  • Compreender e utilizar corretamente os códigos, símbolos próprios da Química, traduzir a linguagem discursiva em outras linguagens usadas em Química: equações, gráficos, tabelas e relações matemáticas e vice-versa;
  • Compreender dados quantitativos, estimativa e medidas, compreender relações proporcionais presentes na química (raciocínio proporcional);
  • Identificar fontes de informação e formas de obter informações relevantes para o conhecimento da Química (livros, computador, jornais, revistas manuais, etc);
  • Identificar aspectos químicos relevantes na interação do homem com o meio (dentro de uma visão macroscópica), reconhecendo o papel da Química no sistema produtivo industrial e rural;
  • Reconhecer e analisar as relações entre o desenvolvimento científico tecnológico da Química e aspectos sócio-políticos-culturais, éticos e morais;
  • Selecionar idéias e procedimentos científicos pertinentes ao investigar problemas quantitativos e qualitativos relacionados à Química e fazer conexões hipotético-lógicas que possibilitem previsões acerca das transformações químicas.

MATEMÁTICA

A Matemática tem um valor formativo, que ajuda a estruturar o pensamento e o raciocínio dedutivo, porém também desempenha um papel instrumental, pois é uma ferramenta que serve para a vida cotidiana e para muitas tarefas específicas em quase todas as atividades humanas.

Objetivos:

  • Construir conceitos matemáticos conhecendo suas propriedades e especificidades;
  • Ler, interpretar e utilizar representações matemáticas gráficas;
  • Compreender enunciados, formular hipóteses e propor resoluções para os mais variados problemas matemático;
  • Compreender conceitos algébricos, analisando e aplicando suas propriedades;
  • Utilizar adequadamente a linguagem algébrica;
  • Compreender enunciados, selecionar estratégias de resolução de problemas geométricos;
  • Elaborar estratégias de resolução de problemas geométricos, obtendo resultados apropriados;
  • Utilizar a linguagem algébrica e interpretar as representações gráficas.

HISTÓRIA

O estudo de História pode desempenhar um papel importante na configuração da identidade, ao incorporar a reflexão sobre a atuação do indivíduo nas suas relações pessoais com o grupo de convívio, suas afetividades, sua participação no coletivo e suas atitudes de compromisso com classes, grupos sociais, culturais, valores e com gerações do passado e futuro.

Objetivos:

  • Comparar problemáticas atuais e de outros momentos históricos, discutindo suas semelhas e diferenças, mudanças e permanências;
  • Relacionar aspectos sociais, econômicos, políticos e culturais de contextos históricos específicos;
  • Conhecer e compreender a história brasileira;
  • Relacionar diferentes contextos e processos históricos;
  • Conhecer e compreender criticamente o processo de formação do mundo.

GEOGRAFIA

A Geografia estuda as relações entre o processo histórico que regula a formação das sociedades humanas e o funcionamento da natureza, através da leitura do espaço geográfico e da paisagem. Ela é a “ciência do presente” que contribui para pensar o espaço enquanto uma totalidade no qual se passam todas as relações cotidianas.

Objetivos:

  • Analisar e discutir as relações entre os espaços e o poder;
  • Compreender e analisar criticamente as transformações sociais e econômicas do espaço brasileiro e mundial;
  • Problematizar as relações entre meio ambiente e realidade social;

ENSINO RELIGIOSO

A Educação Adventista prepara os estudantes para uma vida útil e feliz, promovendo a amizade com Deus, visando desenvolvimento integral do ser humano em seus aspectos físicos, mentais, sociais e espirituais. A Educação, em seu sentido mais amplo, é um meio de restaurar os seres humanos a seu relacionamento original com Deus. Operando juntos, lar e escola cooperam no preparo dos estudantes para uma cidadania responsável, consciente, pensante e participativa.

Objetivos:

  • Conhecer e compreender os princípios bíblicos e os fundamentos da fé cristã;
  • Compreender e analisar os pressupostos éticos do cristianismo na sociedade;
  • Conhecer e compreender os processos de revelação da doutrina cristã;
  • Reconhecer e analisar as implicações éticas, individuais e coletivas, da mensagem cristã.